Hist��ria da Honda

Inovação

O poder da curiosidade

Basta uma simples pergunta para mudar o modo como as coisas são. Só é necessário alguém que pense… por que é que isto funciona assim? Poderia funcionar de outra forma? Poderia ser melhor?

Soichiro disse: "O engenho, a originalidade e o novo design são concebidos para superar as expectativas do público."

Com a inovação em mente

Desde o início que a Honda transforma sonhos em tecnologia utilizável que permite melhorar a vida de todos. Ficamos sempre entusiasmados com os resultados das nossas ideias, mesmo que não sejamos bem-sucedidos à primeira tentativa.

O motor Chimney

Em 1947, Soichiro concebeu o seu primeiro motor, o "chimney". Foi uma ideia genial… que rapidamente se revelou um fracasso. Após o sucesso do seu primeiro produto, a bicicleta motorizada, Soichiro ficou inspirado e decidiu dar o seguinte passo: criar um novo motor.

O primeiro protótipo foi o lendário motor "chimney". (Porquê "chimney"? Porque parecia uma chaminé!)

Foi concebido para reduzir o consumo de combustível e aumentar a potência. Contudo, o desenvolvimento deste motor foi interrompido antes de o mesmo ser colocado em produção. Ainda assim, os princípios do motor eram válidos e demonstrar-se-iam correctos numa fase posterior. Foi o primeiro exemplo do método da Honda em aprender com as suas falhas e utilizar essa experiência para futuros sucessos.






VTEC

Reinventar o motor?
Vamos a isso!

O desafio da equipa de R&D da Honda era criar uma nova tecnologia, na qual se basearia a próxima geração de motores Honda. Precisavam de descobrir um mecanismo capaz de alterar o momento de afinação das válvulas do motor a velocidades altas e baixas, proporcionando assim um motor mais eficiente. O resultado foi o motor VTEC (Controlo electrónico do comando e abertura variável das válvulas) da Honda.

Foi um êxito imediato e uma novidade em todo o mundo. O Integra da Honda foi o primeiro modelo de produção a exibir o VTEC, tendo-se tornado padrão de excelência na tecnologia dos motores.










Prazer em conhecê-lo, ASIMO

Em Outubro de 2000, apresentámos-lhe o ASIMO, o robô humanóide mais avançado do mundo.

O ASIMO é um dos nossos projectos mais inspiradores. É um robô humanóide concebido para ser um assistente móvel multifuncional. O nome é o acrónimo de Advanced Step in Innovative Mobility.

O ASIMO caminha e corre em descidas e superfícies desiguais. É capaz de se virar facilmente, subir escadas e segurar objectos. O ASIMO é até capaz de responder a comandos de voz simples e reconhecer caras. Utilizando as câmaras incorporadas nos olhos, o ASIMO pode mapear o local onde se encontra, de modo a controlar objectos parados e em movimento.





E o prémio vai para...

Honda conquista prémios importantes no sector da eficiência energética.

2002 foi um bom ano para a nossa estante de prémios. A Honda Motors foi premiada em três categorias dos Prémios International ​Engines ​of ​the ​Year, graças ao Insight IMA, ao Civic Hybrid e ao motor de 2,0 litros do desportivo S2000.

O Insight recebeu também um reconhecimento muito especial do Conselho Americano para uma Economia Energética Eficiente, o qual indicou o modelo como o automóvel menos prejudicial para o ambiente em 2002.

Outra grande conquista da Honda nesse ano foi o desenvolvimento do FCX, o primeiro automóvel do mundo alimentado por células de combustível a receber a certificação de "veículo com emissões zero".





Dar asas aos sonhos da Honda

Decidimos que os aviões poderiam ser mais económicos, mais eficientes em termos de combustível e mais ecológicos. Por isso, começámos a conceber um avião que cumprisse todos esses objectivos.

Os desenvolvimentos começaram no HondaJet em meados dos anos 80 e, em Dezembro de 2003, o avião realizou a viagem inaugural sobre Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

O HondaJet é um jacto empresarial, compacto e experimental e, conforme vem sendo hábito da Honda, não se assemelha a qualquer outro avião. Os motores, em vez de ficarem sob as asas, foram colocados sobre as mesmas; esta inovação, entre muitas outras, permite que o HondaJet atinja velocidades de cruzeiro mais elevadas e consuma menos combustível, com um nível de emissões de poluentes de apenas 40% quando comparado com os valores das aeronaves semelhantes.


O CR-V 2014 inclui o motor a gasóleo 1.6 i-DTEC.

Motores mais benéficos

A tecnologia Earth Dreams tornou-se realidade em 2013 com o lançamento do motor a gasóleo 1.6 i-DTEC.

Tecnologia Earth Dreams foi o nome que demos aos nossos motores e transmissões de próxima geração. É uma tecnologia que permite impulsionar o desempenho, enquanto reduz o impacto ambiental.

O primeiro motor de produção em massa na Europa a concretizar esta filosofia na íntegra foi o motor a gasóleo 1.6 i-DTEC, fabricado na Inglaterra. Proporcionou aos condutores um equilíbrio perfeito entre economia e uma experiência de condução fantástica e foi integrado pela primeira vez no Civic, sendo posteriormente incorporado no CR-V em 2014.

Mensagem Eco na F1

Substituímos os logótipos de patrocinadores do nosso automóvel F1 por uma imagem do planeta Terra.

Os Honda do futuro

Adoramos sonhar com os Honda do futuro. E gostamos ainda mais quando alguns deles entram em produção para serem conduzidos por si. Aqui estão algumas das nossas ideias mais recentes e brilhantes destinadas a lançamentos futuros.

HR-V Compact SUV

O Honda HR-V é um pequeno SUV desportivo que promete total versatilidade num design urbano compacto, com um espaço interior surpreendente.

FCEV Concept

O elegante Honda FCEV Concept é um automóvel de cinco lugares que permite imaginar que estilo envergarão os automóveis com célula de combustível de próxima geração da Honda. Poderá vê-lo na Europa no ano de 2015.

NSX Concept Supercar

Tivemos uma pequena antevisão do próximo capítulo da história do NSX em 2013, no Salão Automóvel de Genebra. Com lançamento previsto para 2015, parece pronto para mudar novamente a percepção relativamente aos automóveis da Honda.